segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Gerundismo Como Ato Panfletário.

Reativei-o com o mesmo título de um extinto blog envolto de uma fase macabra. Rumei a outra fase e estou a escrevinhar alguns instantes (im)pensados!
Logo, que tal falarmos da nossa língua pátria inserida no cenário atual?
O gerundismo e o seu emprego em nossas conversações é recente! Alguns gramáticos afirmam que o gerundismo é o uso sistemático nas locuções verbais, alguns dizem que o gerundismo é a mais nova moda, após o "a nível de".
Eu digo que o gerundismo representa toda uma geração presentista que vivencia as intempéries da contemporaneidade: a impermanência, o estado gasoso em que as palavras foram transformadas, no entanto, o meu texto não é baseado nessa discussão.
Através desse ensaio pretendo que vocês compreendam que o gerundismo é a próxima revolução, afinal ao efetuarmos uma chamada telefônica e a simpática teleatendente diz: "O senhor ou a senhora pode estar aguardando na linha, que eu vou estar transferindo sua ligação", ela pensa que está falando bonito, mas na verdade não sabe que está imbuída de ação e que torna-se-á sujeito de revolução. E todos estaremos falando conjuntamente e lutando por algo que não sabemos dado o impreciso contexto vivenciado.
O gerundismo será encarado como ato panfletário.

Você não compreendeu?
Eu também.


É um devaneio, outro instante (im)pensado ou como diria Caetano Veloso: ou não...

2 comentários: